1 de maio de 2012

VISITA À CENTRAL DE PRÁTICAS DO JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE


Acadêmicas de Psicologia foram recebidas onde se realizam os círculos restaurativos







No dia 26 de abril, a turma da Oficina II, formada por acadêmicas do Curso de Psicologia da Faculdade IENH, realizou uma visita na Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre - CPR JIJ, acompanhadas da Professora Analice Brusius.
Na ocasião, a turma foi recebida no Foro Central, na sala onde se realizam os círculos restaurativos. A Coordenadora da CPR JIJ, Tânia Benedetto Todeschini, apresentou o fluxo do atendimento para o grupo e os resultados colhidos até o momento com este tipo de abordagem. A experiência de Porto Alegre é referência para os que desejam iniciar o processo de Justiça Restaurativa em outros locais e também para pesquisadores da área. 
A Central busca introduzir práticas de Justiça Restaurativa no âmbito do atendimento prestado ao adolescente que se envolve com ato infracional. Esta ação faz parte do Projeto Justiça para o Século 21 que, de forma mais ampla, desde 2005, tem se tornado um polo de difusão de Justiça Restaurativa como forma de enfrentamento às situações de violência vivenciadas por crianças e adolescentes em Porto Alegre e em alguns municípios parceiros do projeto.
A Justiça Restaurativa é uma forma não violenta de resolução de conflitos que busca oportunizar aos envolvidos um espaço de fala e de escuta das consequências do ato de violência e a busca conjunta de soluções para a vida futura.
Confira aqui a divulgação da visita realizada pelo site do Tribunal de Justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário