29 de outubro de 2021

Uma década de Psicologia: conheça a história do curso de graduação da Faculdade IENH Nestes 10 anos, foram diversas as conquistas e histórias escritas


 Um parecer favorável do Ministério da Educação, em 6 de janeiro de 2011, iniciou a trajetória do Curso de Psicologia da Faculdade IENH. Observando a demanda social da região do Vale do Sinos, Renata Roos – atual Vice-Diretora do Ensino Superior e, na época, professora da Instituição – submeteu ao MEC um Plano de Abertura do curso. A solicitação recebeu o aceite com nota máxima, 5.

“[Sabendo do resultado,] ficamos radiantes, afinal o curso foi autorizado com nota máxima”, conta Renata. Na avaliação do MEC, o “corpo docente qualificadíssimo, a infraestrutura e o projeto pedagógico tiveram excelentes resultados”. Ela também explica que “os esforços feitos eram no sentido de propor um curso à altura da história da IENH como instituição formadora”. 

Para o Coordenador do Curso – Rodrigo Bispo Souza, os 10 anos do curso demostram que o “DNA de educação da IENH se consolidou, também, através do curso de Psicologia”. Renata complementa dizendo que acredita “que nestes 10 anos conseguimos manter a excelência no trabalho”.

Sobre o futuro, Rodrigo avalia: “olhar para trás e ver os estudantes formados e inseridos no mercado de trabalho, as avaliações em patamares altos, os docentes com trajetória de alto nível que passaram ou ainda estão na Instituição, nos dá a certeza de que a próxima década é de consolidação do nosso jeito de transformar a sociedade através da educação”.

Ficou marcado na história

Diferentes acontecimentos construíram a primeira década do Curso de Psicologia. E estes se iniciam logo após a aprovação por parte do MEC: em fevereiro, iniciou-se o  processo seletivo de vestibular. 

Ainda no mesmo mês, o primeiro evento foi promovido. “Contemporaneidade e subjetividade: impactos na práxis da Psicologia” foi a temática abordada pela Professora – Marisa Fermann Eizirik. Falando sobre o momento, Rodrigo conta que “o professor de teatro da IENH, Fábio Ferraz, fez uma intervenção artística com os alunos do curso, promovendo descontração e acolhimento”.

Outro fato marcante foi a inauguração da Clínica-Escola de Psicologia, em 2014. O espaço foi construído para fortalecer os laços com a comunidade por meio da prestação de serviços. Atualmente, no local, são possibilitadas a realização de aulas práticas, oficinas, cursos de extensão, seminários internos e estágios específicos previstos no curso, com atendimento clínico para crianças, adolescentes e adultos.

O reconhecimento do MEC também é importante na história: em 2016, o Ministério da Educação reconheceu oficialmente a graduação da Faculdade IENH e avaliou o curso com nota 4. A publicação no Diário Oficial saiu no dia 2 de maio. Dois anos depois, a participação dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes concebeu à Instituição a melhor avaliação do Vale do Sinos e Paranhana.

Anos importantes

Formando uma linha do tempo, os anos de 2016, 2017 e 2018 foram de novidades. 2016 foi o ano da criação do primeiro grupo de pesquisa, o Núcleo de Estudos de Gênero, Relações étnico-raciais, Direitos Humanos e Juventude – NEGEDJ. A iniciativa foi um espaço de produção e divulgação de trabalhos acadêmicos. 

Igualdade de gênero, combate ao racismo, promoção dos direitos humanos e atuação como espaço de estudo e proteção às juventudes também estiveram na base das propostas do grupo. O Núcleo é coordenado pelo Professor – Luís Alexandre Cerveira.

Já no dia 15 de julho de 2017 ocorreu a formatura do primeiro grupo de alunas. Após a conclusão do percurso formativo, entre disciplinas, estágios e trabalho de conclusão, sete acadêmicas receberam o grau de bacharel em Psicologia. O ano seguinte é marcado pela disseminação de conhecimento científico com o lançamento do primeiro volume da revista “Fronteiras em Psicologia”, em formato totalmente digital.

Corpo Docente

No início, três professores compuseram o corpo docente. Em contrapartida, no ano em que completa 10 anos, 17 mestres e doutores ministram aulas para os mais de 120 alunos do curso. Entre os docentes, estão profissionais com formação em psicologia, psiquiatria, antropologia, filosofia, matemática, letras e biologia.

Três professores também formam a linha do tempo da Coordenação de Curso. Entre 2011 e 2018, a Professora – Renata Roos cumpriu este papel. Em seguida, a Professora – Analice Brusius ficou à frente do curso durante dois anos. E, desde 2020, o Professor – Rodrigo Luís Bispo Souza é quem assume a coordenação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário