17 de dezembro de 2020

Faculdade IENH realiza projeto de extensão em escola do Rio de Janeiro


 Proposto pela Clínica-Escola de Psicologia da Faculdade IENH, um projeto de extensão universitário abordou a saúde mental do professor em meio à pandemia da Covid-19. Realizado com um grupo de professores da Escola de Lajes, em Piraí (Rio de Janeiro), os encontros ocorreram remotamente entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.

Resultado de uma parceria entre a equipe diretiva da Escola e o Curso de Psicologia da Faculdade IENH, o projeto teve intervenção da Professora – Jeane Borges e dos Estagiários de Psicologia – Regilei dos Santos e Joseane Reichert. Nos encontros, além de momentos de acolhimento, foi abordada a psicoeducação com os professores, falando sobre as mudanças provocadas pela pandemia na vida destes, seja a nível familiar ou profissional.

Nas conversas foram abordados os possíveis sintomas psicológicos, resposta singular do professor às múltiplas exigências, o uso de estratégia de enfrentamento ao estresse e a forma como o professor está significando o ensino remoto. O grupo também foi convidado a participar de um momento de prática de Mindfulness.

O Coordenador do Curso de Psicologia – Rodrigo Bispo salienta a importância que tais momentos têm na formação dos acadêmicos e na consolidação do curso de Psicologia como parceiro da comunidade. Além disso, os trabalhos de intervenção se caracterizam como um importante foco de extensão e contato com a prática.

Para os acadêmicos

“Diante do cenário que estamos vivendo com a pandemia, ter a oportunidade de desenvolver e aplicar uma intervenção para um grupo de professores, voltada à saúde mental destes profissionais, acredito que foi de total importância a minha formação profissional” diz o Acadêmico de Psicologia – Regilei dos Santos. Ele também fala que “essa experiência agregou um grande valor dentro da minha formação, pois acredito que prática é muito importante e necessária quando estamos cursando o curso, buscando pensar nas possibilidades de intervenção em Psicologia na pandemia”.

Para a Acadêmica de Psicologia – Joseane Reichert o projeto "ampliou os olhares sobre a intervenção com professores, visando à saúde mental, além de permitir colocar em prática o que venho aprendendo teoricamente ao longo do curso. Essa experiência me fez ganhar muito com as trocas com os colegas do projeto e com os professores que eram nosso público-alvo da intervenção”. Ela complementa dizendo que ficou “muito feliz e satisfeita por fazer parte da equipe do projeto''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário