28 de fevereiro de 2018

CRPRS - Reunião de revisão curricular em Porto Alegre


A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade IENH, Renata Amélia Roos, participou de reunião no CRPRS, em Porto Alegre, na última sexta-feira (23), para debater a revisão curricular das graduações como parte da agenda de encontros do  Ano da Formação em Psicologia. Os participantes elaboraram nove propostas de mudanças que serão levadas ao Encontro Regional, que ocorrerá em Florianópolis no dia 14 de abril.
As propostas se concentraram em três eixos definidos pelos participantes: concepção geral da formação acadêmica, perfil do egresso e metodologias de ensino-aprendizagem, que inclui estágios, ensino a distância (EaD) e pesquisa. Foram reforçados o caráter generalista da formação de psicóloga/o e um perfil de egresso com ênfase em princípios humanistas, como percepção crítica da realidade, diversidade e contextualização histórica.
A reunião, coordenada pela conselheira do CRPRS Maytê Raya Amazarray, teve também intervenções de caráter político – especialmente no sentido de transformar os grupos de discussão da revisão curricular em “focos de resistência e pressão” contra o avanço das tentativas de mercantilização do ensino superior, com ênfase na universalização do Ensino a Distância (EaD). Entre as propostas aprovadas está a limitação da oferta de EaD a até 20% da carga horária total do curso.   
Houve também advertências em relação à democratização do debate sobre a reforma curricular, já que o cronograma para a discussão das propostas acabou se mostrando insuficiente para um debate de qualidade. Nesse sentido, os professores e coordenadores de cursos presentes decidiram manter a articulação em torno de uma defesa da educação de qualidade e marcaram a próxima reunião para a primeira sexta-feira de abril (6). O encontro será realizado à tarde, na sede do CRPRS.
A representante da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep) presente à reunião, Eliz Wiggers, explicou que o processo de construção das novas Diretrizes Curriculares Nacionais inclui um prazo de consulta pública para o documento que resultar dos encontros regionais e do Encontro Nacional, marcado para maio em Brasília. A consulta estará disponível no segundo semestre de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário