10 de janeiro de 2011

PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

       A Psicologia é a área de conhecimento científico voltada ao estudo do comportamento humano em suas diferentes expressões (psicológica, cognitiva, social, política, ética...). Nesse sentido, busca compreender o ser humano de forma global, integrando-o dentro de uma visão biopsicossocial. O psicólogo é o profissional que com seu conhecimento contribui de forma crítica com a produção da Psicologia enquanto Ciência e Profissão. Desta forma, o Curso de Psicologia da Faculdade IENH oferece formação profissional qualificada, abordando os temas atuais da área, que vem sendo discutidos junto aos Conselhos de Psicologia (Federal e Regional) e publicados nas principais revistas científicas de Psicologia no Brasil.

O QUE FAZEM OS PSICÓLOGOS?

As atribuições profissionais dos psicólogos no Brasil foram aprovadas pelo IV Plenário do Conselho Federal de Psicologia e enviadas ao Ministério do Trabalho em 1992, passando a integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO) da seguinte forma:

“(...) estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins”.

         Sabemos que, nestes quase 20 anos após esta definição do CBO, já houve muita produção de conhecimentos, reformulações foram propostas e novas atribuições surgiram. Nesse sentido, o campo atual de atuação do fazer do psicólogo foi ampliado, não se restringindo à clínica individual privada. Atualmente o psicólogo tem significativa importância na gestão de políticas públicas, na assistência social, na saúde mental, no sistema prisional, na educação, nbem como no atendimento às vítimas de desastres naturais e emergências. Ainda discute e problematiza de forma interdisciplinar temas atuais sobre ecologia, direitos humanos, segurança pública, trânsito, mídia, entre outros. Trabalhando em pesquisas para buscar prevenir e promover a saúde e a dignidade das pessoas onde quer que estejam.
        
ONDE TRABALHAM?
        
Ao longo dos anos os psicólogos têm contribuído para a saúde mental das pessoas nos mais diferentes contextos. Sendo notório o reconhecimento da sociedade, que constata a melhoria na qualidade de vida das pessoas quando são beneficiadas com o trabalho desses profissionais.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, “o psicólogo, dentro de suas atribuições profissionais, pode atuar no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação, com o objetivo de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano”.
Neste sentido, o psicólogo pode atuar, em: Escolas, Creches, Organizações Não Governamentais, Hospitais, APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e SUS (Sistema Único de Saúde), Clínicas Psicológicas, Empresas, Agências de Publicidade, Poder Judiciário, Sindicatos, Hospitais, Defesa Civil, Institutos de Pesquisa...


ESPECIALIDADES RECONHECIDAS PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA:
- Psicologia Escolar/Educacional
- Psicologia Organizacional e do Trabalho
- Psicologia de Trânsito
- Psicologia Jurídica
- Psicologia do Esporte
- Psicologia Clínica
- Psicologia Hospitalar
- Psicopedagogia
- Psicomotricidade
- Psicologia Social
- Neuropsicologia

POR QUE PSICOLOGIA NA FACULDADE IENH?
- Curso autorizado com nota máxima pelo Ministério da Educação – Nota 5 - nas 3 dimensões avaliadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente; Instalações Físicas.
- Convênios já firmados para campos de estágios (Prefeituras de Novo Hamburgo, Campo Bom e UNIMED);
- Professores Mestres (44%) e Doutores (56%);
- Proposta Pedagógica Inovadora (oficinas, tópicos especiais, pesquisa, extensão, etc);
- Carga Horária de 4216 horas;
- Instituição com Tradição na área Educacional, 178 anos de história;
- Insfraestrutura: sala de aula climatizada, segurança, estacionamento gratuito, cadeiras estofadas;
- Perfil de formação profissional diferenciado...

POR QUE PERFIL PROFISSIONAL DIFERENCIADO?
O curso superior de Psicologia da Faculdade IENH tem em seu projeto pedagógico o compromisso com uma formação que privilegie a pesquisa, o pensamento crítico e a postura ética e responsável. Buscando formar profissionais para a diversidade e para a coletividade, levando em conta o aspecto ético-político da profissão e a co-responsabilidade social. De modo a serem capazes de propor dispositivos de atenção à saúde e gestão conectados com as redes sociais e de serviços constitutivos de sistemas de proteção social, a partir de habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão em diferentes contextos, com formação específica de ênfase nas áreas de: 1) Saúde e Clínica Ampliada e 2) Psicologia e Processos de Gestão.
A formação desse profissional será generalista, englobando aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, etc. Também com capacidade para atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Além de reconhecer a diversidade e estabelecer interlocução com outros campos do conhecimento, entendendo que, tanto a ética quanto à educação continuada, são princípios básicos para o exercício de sua profissão. Para tanto, utilizará a pesquisa como recurso na prática clínica e no aperfeiçoamento de suas técnicas, mostrando-se reflexivo e crítico em seu contexto com os conhecimentos nele produzidos.
Do mesmo modo, o acadêmico do curso de Psicologia desenvolverá, ao longo da formação, habilidades e competências fundamentais para tornar-se um profissional comprometido com a saúde, capaz de tomar decisões, comunicar-se com eficácia, exercer liderança e trabalhar em equipes multidisciplinares.

LOCAL DO CURSO
Unidade Fundação Evangélica – Novo Hamburgo

TURNO DAS AULAS:
Noturno
Horário: 18h50min às 22h30min

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO DO MEC:
PORTARIA No- 25, DE 6 DE JANEIRO DE 2011.

INFORMAÇÕES E CONTATO
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)
Rua Frederico Mentz, 526 – 93525-360 – Novo Hamburgo/RS
Fone / Fax: 0XX 51 35943022
Coordenação do curso: Renata Amélia Roos
e-mail: renata.r@ienh.com.br

Um comentário:

  1. Lembrando que a Biblioteca Ernest Sarlet, da Fundação Evangélica, já dispõe de periódicos impressos do curso de Psicologia. No site é possível encontrar um arquivo com sites de publicações nacionais e internacionais. Basta acessar o site da Instituição (www.ienh.com.br) e clicar em: Faculdade IENH > Biblioteca > Bases de Dados Online.

    ResponderExcluir